Pedalando pelados

segunda-feira, 11 de junho de 2012


Neste último sábado 9 de junho milhares de ciclistas pedalaram sem roupa durante um protesto em várias cidades do mundo. Entre elas, Madri, Londres, Amsterdã, México-DF e San Francisco-EU. A Ciclonudista foi organizada para pedir mais condições de segurança para quem anda de bicicleta. Os ciclistas protestaram contra os riscos de quem pedala no trânsito e disseram que usaram a nudez como forma de mostrar a falta de proteção que sentem nas ruas. Os manifestantes pedem que o governo invista em ciclovias e que os motoristas respeitem os ciclistas.

A World Naked Bike Ride é uma campanha global para defender os direitos dos ciclistas e ao mesmo tempo um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não-renováveis.

Tem que ache que esse tipo de protestos não adianta porém as estatísticas e os dados falam o contrário: adiantam, sim. Foi a partir de esse ativismo contra o uso descontrolado do carro nas áreas urbanas que várias cidades vêm desenvolvendo políticas públicas sérias, práticas e até rigorosas. Algumas prefeituras como as de Amsterdã (Países Baixos), Copenhague (Dinamarca), Ottawa (Canadá), Freiburg (Alemanha), Bogotá (Colômbia), Londres (Reino Unidos) e Quarry Village (Estados Unidos), proibiram total ou parcialmente a utilização de carros em suas ruas, avenidas e centros históricos.

Elas também criaram outras medidas para desencorajar o uso do carro, como diminuir o número de vagas para estacionamento, cobrar pedágio urbano para quem circula de carro pelo centro, e aumentar o preço do combustível. Com zonas livres de carros, as ruas puderam ser “devolvidas” para a população, que passou a utilizar bicicletas, transporte coletivo e até mesmo ir a pé para lugares próximos.


A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo, não emite fumo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas nas cidades do mundo tem aumentado visivelmente nos últimos anos.  Você já é um deles? Que bom!!!... E se não o for, porque não começar a experimentar?... Nem é preciso andar pelad@, viu? Só pedala, pedala. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------

MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...