Esta Segunda é Sem Carne

segunda-feira, 1 de abril de 2013


Segundas vegetarianas

A campanha Segunda Sem Carne no Brasil se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne (de boi, peixe, ave e qualquer outro animal) para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

O Segunda sem Carne ou Meatless day surgiu em 2003, nos Estados Unidos e ganhou adeptos em vários países. A proposta ganhou ainda mais notoriedade com a adesão do ex-Beatle Paul McCartney

Existente em vários outros países e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha brasileira se inspirou no modelo americano com o objetivo de fazer com que as pessoas ajudem a reduzir o consumo de carne de boi, frango e derivados, ficando sem estes alimentos por pelo menos uma vez na semana.

A iniciativa foi lançada na cidade de São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades do Brasil.

Se você hoje vai almoçar ou jantar em casa e deseja fazer a experiência, aqui vai uma gostosa receita facílima de preparar:

Berinjelas Grelhadas com Molho de Tomate

Segundas vegetarianas












Ingredientes

Para as berinjelas:
2 berinjelas cortada em rodelas finas
Sal e pimenta a gosto
Azeite para grelhar

Para o molho de tomate:
1 kg de tomate-italiano maduro
150 ml de azeite
1/2 maço de manjericão de folhas largas (basílico)
5 dentes de alho grandes
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Berinjelas:
Corte as berinjelas em fatias e distribua em uma peneira grande ou escorredor. Feito isso, salpique sal sobre as fatias e deixe descansar por aproximadamente 6 minutos. Enxague em água corrente e seque com papel toalha (se preferir, passe na farinha de trigo para grelhar). Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande, acrescente um fio de azeite, disponha as rodelas de berinjela e doure dos dois lados. Quando estiverem prontas transfira para um papel absorvente. Para servir, posicione no prato em forma de leque (veja a foto abaixo) e cubra com um pouco de molho de tomate.

Molho de tomate:
Retire a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos. Numa frigideira aquecida acrescente o azeite, em seguida o alho, deixe dourar um pouco e adicione os tomates. Cozinhe em fogo alto por 2 minutos e adicione o manjericão picado. Acerte o sal e a pimenta. Retire do fogo antes de ferver. Deixe descansar um pouco para pegar gosto.

E bom apetite!!!
______________________________________________________________________ 
Que achou você desse post? Clique abaixo, no link COMENTÁRIOS e deixe sua palavra....

MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...