Crianças reciclam com música

quinta-feira, 27 de junho de 2013



É muito -mas muito mesmo- o lixo produzido diariamente pela nossa sociedade consumista que produz inúmeros produtos numa velocidade maluca que não da tempo para organizar o destino das embalagens que, no final, acabam jogadas no lixo. Enquanto vamos decidindo baixar o consumo , ter preparado em casa, no bairro, na cidade um esquema de reciclagem é a melhor resposta, claro. Só que nossa (ainda) fraca  consciência ecológica e a dificuldade que o ser humano tem para mudar seus costumes -mesmo que sejam ruins-, dificultam essa simples tarefa. É por isso que um futuro sustentável e de vida sadia só poderá ser construído pelos humanos que hoje são ainda crianças, pois elas entendem rápido e direitinho o que a gente não consegue assumir de vez.

Daí que o projeto da marca de refrescos Tang seja uma feliz iniciativa. Qual projeto?  O projeto Reciclar é show, que envolve 101 escolas públicas e mais de 50.000 estudantes de diversos pontos do Brasil. Durante sete meses, a garotada aprenderá, por meio da reciclagem, a criar e tocar seus próprios instrumentos de música e, ao final, os alunos da instituição vencedora terão a chance de participar do evento de encerramento: um show no Auditório do Ibirapuera conduzido pelo maestro João Carlos Martins.

O objetivo do projeto é colocar as crianças como protagonistas de iniciativas que possam contribuir para a educação no país e para a formação de cidadãos. Além disso, mostrar de forma concreta a evolução das crianças no decorrer do projeto, que conta com duas frentes: uma liderada pelo músico e artista plástico Fernando Sardo, que envolve workshops de música, nos quais as crianças desenvolvem habilidades motoras, a criatividade, a sensibilidade e integração; e a outra frente que incentiva a doação de materiais recicláveis para uma instituição que os transformará em instrumentos musicais.

“Acreditamos que as crianças são capazes de transformar o mundo de diversas maneiras. Por isso, a cada ano aumentamos o alcance dos nossos projetos e estimulamos o poder de liderança delas”, diz Carlos Cortez, diretor de marketing da marca Tang. “Desta vez, vamos apresentar ao Brasil o programa de maior abrangência feito até hoje pela marca”, completa ele.

“Mesmo já tendo feito concertos no Palácio do Planalto, ter sido coautor da cantata da Rio +20 e me apresentado por todo o mundo, me senti pequeno quando fui apresentado ao projeto Reciclar é show”, diz o maestro João Carlos Martins. “Decidi entrar de corpo e alma nessa iniciativa e, hoje, o Reciclar é Show faz parte do nosso futuro tanto quanto os projetos sociais e a orquestra Bachiana SESI-SP", completa ele.

A Composição
As 101 escolas participantes foram selecionadas a partir de reuniões com as secretarias de ensino das dez cidades integrantes do Reciclar é show. São elas: São Bernardo do Campo e Piracicaba (SP); Betim (MG), Chapecó (SC); Porto Alegre (RS); Recife e Vitória de Santo Antão (PE); Salvador e Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE).

Tem aqui uma coisa interessante: a grande maioria das escolas escolhidas não conta com projetos de música instituídos na grade de atividades dos alunos, e o projeto deverá iniciá-las e estimulá-las nesta frente. Ao final, estamos no Brasil, né? 


Para tornarem-se vencedores do projeto Reciclar é Show, os grupos de cada escola devem seguir um passo a passo dividido em dois pilares:

Música: Cada um dos 101 grupos é comandado por representantes apelidados de ‘oficineiros’ - profissionais especializados em educação e artes, responsáveis por incentivar os alunos de sua instituição e treinados pelo próprio Fernando Sardo. Eles têm como missão fundamental fazer com que as crianças participantes estejam presentes nas oficinas de música organizadas em cada uma das escolas. Desta forma, durante os workshops, todas elas aprendem a produzir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, manusear e confeccionar simples instrumentos musicais, além de aprender noções básicas de regência, arranjo e leitura musical. Após as oficinas, cada grupo gravará um videoclipe mostrando as suas habilidades ao som do hino do projeto.

Reciclagem: Paralelamente aos exercícios de música, as crianças são motivadas a realizar um trabalho contínuo para arrecadar embalagens laminadas, como de refrescos em pó, de barras de cereal, sopas, entre outros. A campanha tem como meta arrecadar um milhão de embalagens. Esses materiais serão reciclados e transformados em uma resina plástica pela Wise Waste, empresa parceira do projeto. Em seguida, esta resina será utilizada na produção de cerca de 40 mil flautas dentre outros instrumentos musicais, que serão utilizados pelas crianças participantes do programa.

Os Vencedores
Participam do programa crianças com idades entre 7 e 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Ao final das oficinas, no mês de agosto, uma comissão formada pelos envolvidos no projeto escolherá os cinco melhores vídeos e cada uma dessas escolas receberá R$15 mil para serem usados na criação de uma sala de música nas instituições. Na sequência, as ganhadoras irão para votação pública no portal do Esquadrão Verde , e cada uma contará com o apoio da população regional para conquistar votos.

A equipe que ficar em 1° lugar terá ainda a oportunidade de participar do evento de encerramento em outubro: um show no Auditório do Ibirapuera conduzido por João Carlos Martins, para um público de centenas de pessoas. Além disso, todo o grupo participará de um projeto do maestro que levará aulas de formação musical para crianças na escola campeã, cinco dias por semana, durante um ano.

A segunda instituição mais votada receberá o projeto do luthier Fernando Sardo, que ensinará como as crianças podem transformar materiais reciclados em instrumentos musicais.

Um exemplo bacana para ser imitado e multiplicado por outras empresas, organizações sociais, escolas, prefeituras e demais. Nossa Terra, nossa saúde, nossos filhos precisam.
_____________________________________________________________________
Que achou você desse post? Clique abaixo, no link COMENTÁRIOS e deixe sua palavra..

MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...