4 dicas slow para uma vida melhor

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015



"Levo a vida devagar para não faltar amor".
 - Jorge Mello - 

Fazer menos. Esta a primeira coisa a fazer: fazer menos. Olhe para sua agenda quotidiana e corte as coisas que não são essenciais. Isso pode significar ver menos TV (até porque uma boa parte da programação que você consume é lixo, e faz mal a sua saúde). Quiçá leve você a reduzir as atividades extracurriculares das crianças (pense que a natureza é lenta e estímulo demais estresa e atrapalha os tempos naturais de crescimento e amadurecimento). Talvez tenha que dizer não alguns convites de eventos sociais ou até trabalhar menos. Ao final, é de pessoa séria e madura saber aceitar que não podemos fazer tudo, né?

Desligar. As religiões foram inventadas com uma intenção pura e sagrada: re-ligar o ser humano à natureza, ao ritmo cósmico e ao propósito divino de evolução e melhora permanente da qualidade do todo. Hoje, ao mesmo tempo que as religiões se corromperam, os seres humanos nos desligamos da natureza e de nossa própria condição natural para nos ligar a um  produto artificial: a tecnologia. Ligados demais, submetidos demais, devemos encontrar momentos para nos desligar da tecnologia. Celulares e laptops são maravilhosas ferramentas, mas todos nós precisamos de tempo desligados deles. Nós precisamos de momentos de silêncio para recarregar nossas pilhas e refletir. Até as grandes companhias de tecnologia entendem isso. Veja só. A Hewlett Packard fez um relatório advertindo que interrupões eletrônicas constantes (e-mail, fax) no trabalho faz com que os níveis de QI caiam 10 pontos – a mesma conseqüência que fumar maconha. Um gerente sênior da IBM lançou um movimento de e-mail devagar. Ele recomenda que chequemos menos para sermos mais felizes e criativos. A Orange, uma grande companhia telefônica da Reino Unido, está com uma campanha baseada na idéia de que coisas boas acontecem (você se une às crianças, se apaixona, etc) quando seu telefone está desligado!


Desacelerar. A bendita tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas. A máquina de lavar roupa é melhor e mais digno que lavar roupa no rio; dispor de um celular para uma chamada de emergência pode salvar a uma pessoa infartada. Mas também fosse criando uma ilusão: que tudo pode ser feito velozmente e que desse jeito a cada dia conseguiremos mais alguma coisa. Errado. Essa ilusão nos faz escravos de um círculo vicioso onde eternamente corremos para chegar a lugar nenhum. Isso faz com que você fique frustrado, ansioso, desequilibrado. Pare. Inclua no seu dia uma atividade que te force a desacelerar. Pode ser qualquer coisa - yoga, jardinagem, ler um livro, fazer uma caminhada com o telefone desligado, entrar na banheira. Depois dessa desacelerada você estará em melhor forma para continuar com seu dia.

Qualidade antes que quantidade. Para muitas pessoas desacelerar significa fazer menos (ou deixar coisas de lado). Na verdade, é. Mas esse é um preço pequeno a pagar por ter tempo para fazer bem as coisas importantes e aproveitá-las mais. Lembre que ritmo não é a mesma coisa que velocidade. A velocidade é uma linha reta e o ritmo é registrado por uma linha curva que sobe e desce. Quando você dança não o faz com velocidade mas sim com ritmo; aquí mais rapidinho, depois mais devagar, procurando o passo certo. Pense em qualidade antes que em quantidade. Ter muitos orgasmos não é necessariamente sinónimo de bom sexo. Ensaie pequenas desaceleradas varias vezes por dia. Folgue os nós (... dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios...). As poucos irá percebendo que você poderia fazer tudo sem pressa, com ritmo. Saiba que desacelerar nos torna mais produtivos, porque a cuca fica mais fresca, o cérebro mais livre e mais criativo. Também terá mais fólego para fazer e melhor espírito para amar o que faz e fazé-lo bonito. E aunque pareça incrível, até mais rápido...q
____________________________________________________________________________
Que achou você desse post? Clique abaixo, no link COMENTÁRIOS e deixe sua palavra...

|| MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...