Menos carne, mais gols

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


Sergio Kun Agüero versão 2015.


“ Tempo virá em que os seres humanos se contentarão 
com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem”. Leonardo Da Vinci
-------------------------------------------------             -------------------------------------------------

Artilheiro e figura absoluta do clube inglés Manchester City, Sergio Kun Agüero,  está vivendo um dos melhores momentos futebolísticos de sua extensa carreira esportiva. A principal razão é o amadurecimento da sua inegável qualidade técnica. Mas também há um outro lado que tem a ver com seu físico e uma mudança rotunda em sua alimentação: se fez vegetariano.

Na temporada 2013-2014, Agüero deixou de participar de várias partidas por conta de contusões e má forma física. Para tentar mudar este cenário, o jogador procurou ajuda médica e recebeu como conselho deixar de consumir carnes, entre outras coisas. “Tive que mudar muitas coisas, começando pela alimentação. Necessitava de um estilo de vida mais saudável e fui ver um médico na Itália. Depois da consulta, ele me disse que teria que mudar meus hábitos alimentares e não comer mais massa, nem açúcar e nem carnes.” – comenta ele.

O médico é Giuliano Poser, um homem  que não gosta de holofotes e mora em  Sacile, uma pacata cidadezinha de uns 18.000 habitantes, na província de Pordenone, nordeste da Itália. Poser é médico deportólogo e atende a famosos esportistas de diversas especialidades, entre eles Lionel Messi. Para cada um dos seus pacientes ele tem uma programação específica mas todas elas reconhecem uma combinação básica: flores de Bach, terapia emocional, massagens e uma dieta equilibradaPoser, também recomenda a redução da ingesta de alimentos  processados ​​ou contaminados con pesticidas e herbicidas e entrega a simples fórmula para manter os atletas em seu maior rendimento muscular: “Vegetais, frutas da estação e uma boa água mineral são o combustível essencial para nossos músculos”. 

As modificações na alimentação do Kun Agüero otimizaram sua condição física. "Na tive mais lesões musculares. Isso me permitiu treinar melhor e ter uma continuidade ao longo da temporada”. E os resultados estão na vista de todo mundo. Dessa vez Agüero jogou a maioria das partidas  e acabou se sagrando artilheiro da Premier League de Inglaterra, marcando 31 gols na temporada 2014-2015.

Não seremos tão craques assim como os pacientes do doutor Poser porém podemos, sim, seguir seus conselhos na procura de uma dieta mais equilibrada, dispensando a carne e curtindo um cardápio mais saudável, otimizando assim a performance de  nosso corpo na hora de jogar nosso jogo e fazer nossos golzinhos. Não acha?... Então, nesta Segunda Sem Carne vamos experimentar fazer uma massa diferente. Ao final não somos o Kun Agüero e pra a gente massa não está proibida. Vamos lá?...


Nhoque de mandioquinha 
ao molho mediterrâneo
Com certeza você conhece a mandioquinha, esse tubérculo saboroso e saudável que faz jus a um dos mais caros preceitos do Hipócrates, o pai da medicina, que aconselhava:que a comida seja teu alimento, e teu alimento seja teu remédio. Assim é a mandioquinha, que contém bons níveis de vitamina C e ajuda o corpo a manter o tecido conjuntivo saudável, dentes e gengiva. 
A sua propriedade anti-oxidante ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo. Outros compostos lhe dão capacidade anti-inflamatória, anti-fúngica e anti-câncer. Além disso, também tem níveis saudáveis ​​de minerais como o ferro, o cálcio, cobre, potássio, manganês e fósforo. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea por efeitos de sódio. Então, alimento e remédio que pode adotar a forma de deliciosos nhoques e permitirnos levar um prato bacana a nossa mesa.  Bom, mãos na massa...

Ingredientes:
Para o Nhoque
1 quilo de mandioquinha ( batata salsa ou batata barôa)•Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 ovo
1 e 1/2 xícaras de café de farinha de trigo

Para o Molho
4 dentes de alho fresco
1/3 xícara de chá de azeite de oliva
2 latas de tomate pelado
6 folhas de manjericão fresco
Sal a gosto



Modo de preparo:
Nhoque
Descasque e cozinhe a batata salsa até que fique macia. 
Ainda quente, esprema para obter um purê e deixe amornar. 
Junte o sal, o azeite e o ovo. 
Acrescente a farinha de trigo e misture bem.
Faça rolinhos com a massa e corte no tamanho desejado, mas não muito grandes.
Cozinhe em levas na água fervente com sal até que subam à superfície.

Molho
Corte os dentes de alho em metades e refogue no azeite de oliva. 
Acrescente o tomate pelado já cortado. 
Se quiser um molho homogêneo, bata os tomates no liquidificador. 
Acerte o sal e finalize com as folhas de manjericão. 
Sirva sobre os nhoques... E permitido se lambuzar.q
___________________________________________________________________________
Que achou você desse post? Clique abaixo, no link COMENTÁRIOS e deixe sua palavra...

|| MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...