Frutas para desfrutar da saúde

sábado, 19 de setembro de 2015



Estudos e pesquisas científicos publicados em diversos meios mostram que consumir  5 variedades de frutas todos os dias diminui as taxas de colesterol e os riscos de problemas vasculares, prolonga a vida e ainda melhora o pique para fazer as tarefas do dia a dia. Quer mais motivos para ir à feira?

Comer frutas é sempre gostoso. Quando meninos é também um barato; pegar com a mão, se lambuzar, a qualquer hora, em qualquer lugar (melancia, melão maduro, sapoti, juá...umbu cajá, carne de caju...).  Já de adultos resulta prazeroso degustar dessas delícias selvagens, in natura ou então preparadas, acompanhando refeições (adoro laranja com o feijão e manga rosa com arroz branco) ou como sobremesas.
                             

Em povoazinhos e cidades pequenas conserva-se o saudável costume de incluir as frutas no cardápio cotidiano. Mesmo na rua pode-se observar pessoas descascando uma banana, mordendo uma maçã ou compartilhando uma melancia. Porém, já na cidade grande a coisa é bem diferente pois o consumo desse alimento é baixo ou nulo. Parece que quanto mais urbanos e “civilizados” ficamos vamos virando menos naturais e mais burros. E por tanto mais vulneráveis a doenças.

As frutas em geral, por conter fibras e fitoquímicos, são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, já que têm ação antioxidante, agentes que combatem os radicais livres.

Esses radicais tão temidos
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. A queima desse oxigênio libera radicais livres. Esse processo danifica as células sadias do nosso corpo, podendo atingir e prejudicar o DNA e até desencadear doenças.

Entretanto, o nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo. Mas para manter, estimular e ajudar esse circuito reparador nosso corpo orgánico deve receber alimentos com propriedade antioxidante que anulam a ação dos radicais livres. Uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem esta proteção extra ao organismo.
                         

Mas é bom lembrar que os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão: poluição ambiental; raio-X e radiação ultravioleta; cigarro; álcool; resíduos de pesticidas; substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios); estresse; consumo de gorduras saturadas (frituras, etc); consumo de gordura animal.

Tudo que é produzido na natureza e, por tanto, em nosso organismo tem um sentido benéfico, incluso os venenos. Assim, um dado importante a ter em conta es que os radicais livres também têm um papel positivo atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos músculos lisos. O ponto é conseguir manter uma produção equilibrada.
                                 

Para promover esse equilíbrio uma escolha sempre benéfica é o consumo de frutas ricas em vitamina C como abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morango, frutas cítricas que protegem o corpo contra gripes e outras infecções. A concentração desta vitamina é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Desde México até Argentina, América Latina possui uma ampla variedade de climas e de solos que lhe permitem produzir uma grande porção dos mais de 80 milhões de toneladas anuais coletados em todo o planeta. Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, no entanto, o hábito do brasileiro de comer frutas ainda é pequeno. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, menos de 20% da população consome cinco porções diárias - o equivalente _às 400 gramas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Vamos comer mais frutas, sejamos mais saudáveis, ao final moramos num continente frutal, não é ?... Bem, então te deixo aqui uma erótica cesta de frutas com o perfume da música brasileira e tropical. Você vai se deliciar.   

             Para desfrutar. Versão rara, num ensaio sinérgico entre Alceu Valença e seus fans.

Tropicana
Da manga rosa quero gosto e o sumo / melão maduro, sapoti, juá
Jaboticaba, teu olhar noturno / beijo travoso de umbu cajá
Pele macia é carne de caju  / saliva doce, doce mel, mel de uruçu
Linda morena, fruta de vez temporana / caldo de cana caiana 
vou te desfrutar!
Linda morena, fruta de vez temporana / caldo de cana caiana 
vem me desfrutar!                                    
Morena Tropicana eu quero teu sabor
Ôôôô! Ioiôiôôô!
________________________________________________________________________________
Que achou você desse post? Clique abaixo, no link COMENTÁRIOS e deixe sua palavra...

|| MAIS INFORMAÇÃO

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...