Seja impecável com sua palavra

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018


Tezcatlipoca
O trabalho Os Quatro Compromissos – o Livro da Filosofia Tolteca, do autor mexicano Don Miguel Ruiz, é baseado numa cosmologia conhecida, que entende o mundo como um grande sonho humano criado pela mente. Considerando esse sonho cheio de equívocos, o escritor busca desfazer o engano dos compromissos mundanos que advém do medo, e propões novos compromissos que nos levariam à percepção da verdade, das ilusões e do destino pessoal correto em nossas vidas.

Ruiz relata a cosmovisão que deveria ter um ser humano para estar em equilíbrio personal, emocional, mental y social; incorporando um simples procedimento para eliminar crenças herdadas que limitam ao ser humano.

Para a cultura tolteca (desenvolvida no México entre os séculos X e XII) a "realidade" que assumimos socialmente não é mais que um sonho coletivo, o sonho do planeta. Desde o momento mesmo de nascer, interpretamos a realidade mediante acordos e, assim, acordamos com o mundo adulto o que é uma mesa e o que é um vestido, mas também acordamos o que "está bem" e o que "está mal". Incluso chegamos acordar como os demais quem  nós somos e qual é nosso lugar no mundo (na família, na escola, no trabalho, na classe). A este processo, Ruiz o denomina domesticação. "A domesticação é tão poderosa que, num determinado momento de nossa vida já não precisamos que ninguém nos domestique. Não necessitamos que mamai, ou papai, a escola ou a igreja nos domestiquem. Estamos tão bem treinados que somos nosso próprio domador. Somos um animal auto-domesticado".

Os compromissos tentam reverter essa tendência. Em vez de serem acordos coletivos, com o resto da sociedade, que acabam constituindo o inconsciente coletivo, são “acordos” de nós para nós mesmos. Estes novos acordos teriam o poder de nos fazer gradualmente recuperar as energias que perdemos nos esforços para compensar nossos equivocados medos e, assim, poder viver a alegria e a realização, numa nova vida repleta de energia, genuína felicidade e amor. 

Os 4 compromissos são: 1. Seja impecável com sua palavra; 2. Não leve nada para o lado pessoal; 3. Não faça suposições; 4. Sempre dê o melhor de si. A continuação vai um resumo do primeiro desses compromissos que as pessoas podem fazer consigo mesmas para encarar uma existência mais harmônica:

O primeiro compromisso -seja impecável com sua palavra- é o mais importante e também o mais difícil de cumprir. Parece simples, mas é extremamente poderoso. A palavra é o poder que você tem de criar. É por meio da palavra que você manifesta tudo. O que você sonha, o que você sente e o que você realmente é será manifestado mediante a palavra. A palavra é a mais poderosa ferramenta que você possui como ser humano; é a ferramenta da magia. Porém, como uma espada de dois gumes, sua palavra pode criar o sonho mais belo ou destruir tudo ao seu redor. Uma das lâminas é o mau uso da palavra, que cria um verdadeiro inferno. A outra lâmina é a impecabilidade da palavra, que apenas cria beleza, amor e o céu na Terra.


Impecabilidade quer dizer “sem pecado”. Um pecado é uma coisa que você faz e que vai contra você mesmo. Tudo o que sente, em que acredita ou diz que vai contra você mesmo é um pecado. Você vai contra você mesmo quando se julga, ou se culpa, por alguma coisa. Quando você é impecável assume responsabilidade por seus atos, mas não julga nem culpa a si mesmo.

Ser impecável com sua palavra é não usá-la contra você mesmo. Se eu o vir na rua e o chamar de estúpido, parece que estou usando a palavra contra você. Na realidade, estou usando minha palavra contra mim mesmo, pois você vai me odiar por isso, e o seu ódio não é bom para mim. Portanto, se eu ficar zangado e com minha palavra mandar todo o veneno emocional para você, estou usando minha palavra contra mim. Se amo a mim mesmo, irei expressar esse amor em minha interação com você, e então serei impecável com a palavra, porque aquela ação irá produzir uma reação análoga. Se eu amo você, então você irá me amar. Se eu insultá-lo, você irá me insultar.

Se você compreender este primeiro compromisso de ser impecável com sua palavra, você começa a perceber todas as mudanças que podem acontecer em sua vida. Primeiro, na forma como você lida consigo mesmo, e, depois, na forma como lida com outras pessoas, especialmente aquelas a quem ama mais.

Sempre que escutamos uma opinião e acreditamos nela, fazemos um compromisso que se torna parte do nosso sistema de crenças. A única coisa que pode quebrar uma crença é fazer novo compromisso.

Ser impecável com a própria palavra. Este é o primeiro compromisso que você deve fazer se quiser ser livre, se quiser ser feliz, se quiser transcender o nível de existência que é o inferno. Use a palavra para espalhar o amor. Use magia branca, começando com você mesmo. Diga a si próprio quão maravilhoso você é, como é grande. Diga a si mesmo como gosta de você. Use a palavra para quebrar todos os pequenos compromissos que o fazem sofrer.q
________________________________________________________________________________________

|| mais informação

0 COMENTÁRIOS :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...